A Limpeza de Pele é fundamental para manter as defesas da derme contra as agressões do quotidiano, como a exposição ao sol, ao frio, ao vento ou à poluição, em especial a partir dos 35 anos, quando a pele se torna mais frágil, o brilho começa a desaparecer, as rugas de expressão se evidenciam e já se notam os primeiros sinais de flacidez. A limpeza de pele é um gesto simples e obrigatório ao acordar e ao deitar para eliminar as impurezas, evitar a obstrução dos poros e preservar o processo de regeneração celular. Uma pele higienizada é a base perfeita para potenciar o efeito dos hidratantes e dos cremes anti-idade, além de promover e potenciar a regeneração celular à noite e o efeito de proteção durante o dia.
Utilize um produto de limpeza de rosto – em leite, mousse, creme, gel ou água micelar – e um tónico, com PH neutro, pois são elementos importantes para manter a derme elástica, lisa, luminosa e macia. Com um disco de algodão suave, faça movimentos ligeiros e circulares pelo rosto para espalhar o produto, eliminando as impurezas. Remova o produto com um algodão ou esponja própria humedecida em água e aplique um tónico para ajudar a fechar os poros e normalizar o PH cutâneo. Para pele oleosa deverá usar os produtos indicados pelas nossas especialistas de estética para controlar a produção sebácea. As fórmulas de limpeza micelares são universais e adequadas mesmo para pele sensível.
O gesto diário de limpeza de pele deve ser pontuado, 2 ou 3 vezes por semana, por uma esfoliação suave, de acordo com o tipo de pele. O esfoliante permite remover as células mortas e afina a textura da tez, preparando-a para potenciar os efeitos dos cremes hidratantes. As pessoas com pele acneica devem evitar este tipo de produto, uma vez que poderá irritar a pele e desequilibrar, ainda mais, a produção sebácea da pele.
Os rituais de limpeza em casa não dispensam, no entanto, a limpeza de pele profunda, realizada pelas especialistas de estética dos cabeleireiros Anne Christine, e que promove a renovação celular da derme. A remoção de pontos negros, pontos sebáceos e cravos apenas deve ser realizada por técnicas especializadas. As nossas especialistas aconselham uma limpeza mais profunda em cada mudança de estação ou, com o avançar de idade, uma frequência mensal.
A perda do brilho, da tensão, o início da flacidez, a falta de elasticidade, as manchas na pele, as rídulas e, numa fase posterior, as rugas e os poros dilatados, são consequência da falta de cuidados e de excesso de sol, mas também de hábitos errados de limpeza e de hidratação. Se é verdade que o envelhecimento começa assim que nascemos, também é uma certeza que cada pessoa pode ter um papel ativo no aspeto que a sua pele apresenta ao longo dos anos. Não descure a limpeza da sua pele.